Famil/Confamil

Escola Naval - 1961

Não dá para esquecer.. Uma era de sinceridade e AMOR A PÁTRIA.
Este filme retrata basicamente, em ligeiras pinceladas, a vida do Aspirante na Escola Naval – EN e termina por nos mostrar a cerimônia de Declaração de Guarda Marinha (GM) da TURMA “QUEVEDO”, em Dezembro de 1961.
Nesta cerimônia a minha Turma de aspirantes, como a nova turma mais antiga, assumiria o Comando da EN, passando a ser a turma de aspirantes mais antiga da ESCOLA NAVAL.
A cerimônia toca os nossos corações emotivos e nos faz lembrar a nossa juventude, uma juventude de luta, de sucesso e de muita dedicação a nossa MARINHA, dedicação esta que em breve nós também iniciaríamos a viver.
No ano de 1962 a EN não formou nenhuma Turma de GM. Havíamos sido premiados com mais um ano em VILEGAGNON por ter o nosso Curso passado de três anos de duração para quatro anos. Desta maneira a minha turma só foi declarada GM em 1963, quando vivenciamos toda a felicidade e reconhecimento pela nossa FORMATURA e em dezembro de 1963 embarcamos no Navio Escola “CUSTÓDIO DE MELLO” para realizarmos a tão sonhada VIAGEM DE GUARDAS MARINHA. Retornando ao BRASIL em abril de 1964.
Encontramos NO NOSSO REGRESSO um novo BRASIL, mais disciplinado, sem as inúmeras greves, onde o Homem vencia pela sua própria perseverança. Valia a meritocracia e não a ideologia. O povo brasileiro PEDIRA E APLAUDIRA a intervenção de nossas FORÇAS ARMADAS na condução política da Nação. Isto era inegável Era a grande verdade histórica que nenhuma Comissão da Verdade conseguirá mudar. A Ditadura surgia combater a reação dos inconformados, e que desenvolveram ações terroristas, matando centenas de brasileiros, alguns assassinados pela sanha criminosa de mãos inescrupulosas e revoltadas porque as suas ideias de transformarem o País numa Nação Comunista nos moldes cubanos ou de Moscou ruíra por terra, pela vontade do povo brasileiro e pela ação de nossas Forças Armadas que agiram, na hore certa, em nome da maioria da nação brasileira.
Vejam o filme antigo que foi exibido pelo célebre “CANAL 100”, normalmente precedendo sempre as sessões em todas as salas de cinema.
CESAR A.

 

Assine Nossa Newsletter

E Receba nossas novidades em seu email

SCLN 302 - Bloco B - Sala 101
Cep: 70.723-520
Brasília-DF
Brasil

Telefone: (61) 3327-3409

cantidio.png